sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

HOMENAGEM AO REI DO BREGA

UM BREVE RELATO SOBRE A VIDA DE REGINALDO ROSSI



Recifense
da gema


Por que Elvis pode falar 'você é uma cachorra doida, chorando a noite toda'? E Waldick Soriano não pode dizer 'Eu não sou cachorro, não'"?

14/2/1944
Nasce Reginaldo Rodrigues dos Santos, nos Coelhos, comunidade pobre da área central do Recife

Ainda criança, viaja com a família para o Rio de Janeiro e para São Paulo. Ao voltar ao Recife, fica conhecido pelo apelido de 'Carioca'

Década de 60
Antes de terminar o científico (antigo ensino médio) no Colégio Porto Carreiro, no Centro do Recife, começa a se interessar pela música, influenciado por sucessos dos Beatles e pelo movimento da Jovem Guarda. Ainda na escola, canta músicas de Ray Charles e Elvis Presley
                          
Fotos: Reprodução/TV Globo

Adeus, rock

Sinto muita saudade do The Silver Jets. Éramos a primeira banda de rock do Nordeste. A gente sentia que estava para o Nordeste como os Beatles estavam para o mundo"

1964
Inicia a carreira, imitando Roberto Carlos. Toca com o The Silver Jets. Após fim do grupo, atua como crooner em boates. "Eu só tinha que cantar os sucessos"

1966 e 1968
Lança o primeiro LP, "O pão" (1966), com faixa título composta com Namir Cury e Orácio Faustino. Em 68, lança "O quente"




1970
Começa a se afastar do rock e passa a apresentar um repertório brega-romântico, do qual viria a se tornar um ícone. Lança o disco "À procura de você", que tem a música-título composta por Geraldo Nunes e Clayton. Na década de 1970, grava outros cinco LPs, sendo o último "Chega de promessas", de 1976


            Fotos: Divulgação, Reprodução/TV Globo

'Garçom', hit nacional

A simplicidade ajudou a compor 'Garçom': 'Garçom. Eu sei. Estou enchendo o saco. Mas todo bebum fica chato...' Você entendeu, o presidente entendeu e o gari entendeu"

1980
Após quatro anos sem gravar, lança "A volta", que tem "Uma tentação", com Baby Santiago, e "A idade do lobo". Na década de 1980, lança dez LPs, torna-se fenômeno no Norte e Nordeste, mas continua relativamente desconhecido no Sudeste


1987
Lança o seu maior sucesso, "Garçom", composição própria, que faz sucesso no Sul e Sudeste do país. Torna-se famoso em outras regiões além do Nordeste e recebe dos fãs o título de "Rei do Brega"

1989
Grava o LP "Momentos de amor", com "Saí da tua vida", de Chico Roque e Carlos Colla; "Me tira da solidão", de Chico Roque, Telma e Carlos Colla; e "Momentos de amor"




Fotos: Divulgação, Reprodução/TV Globo

Majestade consagrada

"Para mim, o meu rei é o Roberto [Carlos].
Agora, como existem alguns segmentos, falam que sou rei. Cada vez mais eu quero o brega perto de mim"

1989
Sai o CD "Reginaldo Rossi ao vivo", com hits do cantor, como "A raposa e as uvas" e "Mon amour, meu bem, ma femme"

1990
Na primeira metade dessa década, lança só um disco. Passa a fazer shows com mais frequência pelo Brasil afora, ainda fruto do sucesso da música "Garçom"

1999
Lança o CD "Reginaldo Rossi the king", com a participação de convidados como Wanderléa, Erasmo Carlos, Golden Boys, Roberta Miranda e do grupo Planet Hemp. O disco vendeu 1 milhão de cópias




Fotos: Diego Marcel/Divulgação

Corno etc

Essa história de corno não foi eu quem criou, mas o povo adora. Preste atenção em 'Garçom', o homem chora porque o amor da vida dele vai casar, mas levaram para esse lado e aproveitei"

2000
A cantora Roberta Miranda grava a música "Garçom", principal hit de Reginaldo Rossi, para o álbum ao vivo "A Majestade, o Sabiá"




2001
Lança novo CD ao vivo interpretando, entre outras músicas, "O dia do corno", de sua autoria, "Será que foi saudade?", de Zezé di Camargo, e "Em plena lua de mel", de Clayton e Cleide

2006
Comemora 40 anos de carreira e grava o primeiro DVD, "Reginaldo Rossi – Ao vivo", cujo repertório, constituído apenas de grandes sucessos, traz "O Dia do Corno", "Eu Devia Te Odiar", "Volta Amor", "Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme" e "Garçom"


Fotos: Divulgação, Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo/Arquivo

Palco vira cabaré

"Eu quero cantar o que o povo gosta de cantar. Nada mais bacana do que cantar em um cabaré"

2010
Fiel ao estilo romântico exagerado, lança o segundo DVD, "Cabaret do Rossi". Na apresentação, que contou com um cenário de tecidos aveludados e poltronas vermelhas, faz releituras de grandes sucessos e canta versões de "Amor I Love You" (Marisa Monte) e "I Will Survive" (Gloria Gaynor)


2011
Reginaldo vence o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantor popular, pelo álbum "Cabaret do Rossi"










2013
Cantor passa a percorrer cidades do Nordeste com o show "Cabaret do Rossi". No final de novembro, artista se afasta dos palcos após ser internado em um hospital do Recife. Em dezembro, o resultado de uma biópsia confirma diagnóstico de câncer no pulmão e Rossi inicia sessões de quimioterapia

Fotos: Diego Marcel/Divulgação

Créditos

Infografia: Daniel Roda, Dalton Soares, Elvis Martuchelli e Leo Aragão
Desenvolvedores: Thiago Bittencourt e Rogério Banquieri
Edição: Braulio Lorentz
Reportagem: Alexandre Morais

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário