quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

COPA DO MUNDO 2014

Duas linhas de ônibus serão gratuitas

Natal contará com duas linhas de transporte coletivo gratuitas, durante a Copa do Mundo no Brasil, marcada para junho deste ano. A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE pela secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina dos Santos. Ao todo, 12 veículos circularão diariamente entre a Via Costeira e a Avenida Salgado Filho. A frota normal adotará para os dias dos jogos na Arena das Dunas a tarifa social, cujo valor cobrado é a metade da passagem normal.

Júnior Santos
Durante a Copa do Mundo, linhas especiais vão facilitar deslocamento
entre a Arena e a Fan Fest que será realizada na Via Costeira

As linhas gratuitas serão destinadas para o transporte de passageiros voltada especialmente para a Fan Fest - evento cultural promovido pela Fifa em paralelo aos jogos da Copa, que acontecerá na Via Costeira.A frequência dos carros será de 10 minutos. Mas, em dias de jogos, passarão no intervalo de 5 minutos, sempre 4h antes e 2h depois do momento do jogo. 

Segundo Elequicina dos Santos, as próprias empresas atuantes na cidade estarão responsáveis pelas novas linhas.A programação ocorrerá durante todo o mês da Copa (12 de junho a 13 de julho). Apesar da festa também ocorrer na zona Norte de Natal, a região não receberá linhas especiais. “Quase todos os ônibus da região passam no Ginásio Nélio Dias, que vai receber os shows na zona Norte. Então não tem necessidade”, explicou a secretária. 

As linhas especial foram são a Azul e a Verde. Na primeira, o ônibus sairá da Via Costeira, pegará a avenida Hermes da Fonseca, seguirá pela Salgado Filho, e vai voltar pela Avenida Roberto Freire, chegando ao ponto de partida. A linha verde fará exatamente o itinerário oposto. O percurso tem 25 quilômetros e a Semob calcula que 80 viagens sejam feitas diariamente, realizadas entre as 10h e a meia-noite. Cada uma das linhas deverá contar com seis ônibus para fazer os percursos, totalizando 12 carros. 

Os custos para a operação das linhas ainda não foi calculado porque a secretaria ainda vai se reunir com o Seturn (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano do Rio Grande do Norte). Ainda não foi definido se uma empresa, ou várias, ficarão responsáveis pela rota. 

A Prefeitura chegou a cogitar a possibilidade de garantir passagens gratuitas, nos ônibus da cidade, aos torcedores que apresentassem os ingressos dos jogos. A opção, no entanto, foi considerada impraticável. “Chegamos a analisar isso, junto à Fifa, mas não teria como ter um controle sobre a quantidade de passageiros que utilizariam esse benefício”, conta Elequicina dos Santos. 

A tarifa social foi estabelecida pela portaria 133/2013, publicada no dia 30 de dezembro do ano passado no Diário Oficial do Município. Segundo a Semob, ainda não há previsão de aumento da frota da capital nos dias da Copa. O impacto financeiro causado pela utilização da tarifa social não foi divulgado pela secretaria. Já o Seturn não se pronunciou sobre o assunto. 

Mas, de acordo com a Elequicina, a quantidade de carros nas linhas que passam pela Arena das Dunas pode ser alterado, após avaliação. O transporte alternativo continuara a funcionar normalmente. Ainda de acordo com a Semob, uma reunião foi agendada para amanhã (23) às 9h no gabinete do prefeito, com representantes de estabelecimentos comerciais próximos à Arena das Dunas. A Prefeitura quer negociar a cessão dos estacionamentos de shoppings e supermercados para os torcedores nos dias das partidas em Natal. 

A Semob quer evitar custos para o poder público e também não sabe se os estacionamentos serão pagos pelos torcedores, ou a responsabilização por possíveis furtos e roubos nesses locais. 

Igor Jácome
repórter

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário