sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

IFRN DE PAU DOS FERROS/RN

IFRN abre sindicância para apurar atitude de professor

A diretora-geral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) de Pau dos Ferros, Antônia Francimar da Silva confirmou, na manhã desta quinta-feira (30), que a instituição vai abrir sindicância para apurar a atitude do professor de informática Dhiego Fernandes, envolvido em polêmica após postagens ofensivas a Pau dos Ferros em rede social. Segundo a diretora do IFRN, o professor não está liberado das obrigações na instituição. Enquanto não houver conclusão da sindicância, ele deverá continuar dando aulas de informática na instituição.
Divulgação
Protesto: alunos fixam cartazes pedindo demissão de professor
Dhiego Fernandes causou polêmica nas redes sociais, na quarta-feira (29), ao postar uma foto em que apontava o dedo médio para a placa de boas-vindas na entrada do município. Além da imagem, o professor referiu-se a Pau dos Ferros como “um cabaré” e disse que deixaria “para os nativos da região ficarem tomando banho de lama e sol quente na cabeça”.

A frase gerou revolta e bate-boca nas redes sociais, envolvendo o próprio Dhiego Fernandes, que depois pediu desculpas pelas palavras em um post. A reação da população de Pau dos Ferros, no entanto, foi imediata. Pela manhã, Dhiego Fernandes teria chegado a adentrar o IFRN, mas foi orientado a deixar a instituição devido à mobilização dos estudantes. Os alunos levaram cartazes pedindo a demissão do professor e fizeram a cobrança à toda diretoria da escola, contando, inclusive, com a presença do reitor da instituição, Belchior Oliveira. 

Sindicância

O IFRN, por sua vez, garantiu que vai apurar os fatos. A diretora-geral Antônia Francimar disse que o fato foi lamentável e gerou polêmica em toda Pau dos Ferros. Segundo ela, após conversa com o setor jurídico, com alunos e com o reitor, ficou decidido que haverá a instalação de uma sindicância para que os fatos sejam apurados e as sanções previstas em lei sejam aplicadas, se for o caso.

Até a apuração da sindicância, o professor está obrigado a continuar lecionando a disciplina de redes, no curso técnico de Informática, onde suas as aulas ocorrem de quarta a sexta-feira. Para Antônia Francimar, somente uma decisão judicial pode livrar o professor de lecionar. 

“A não ser que ele entre com um processo judicial e tenha uma decisão favorável, ele terá que dar aula. Se não vier (ao IFRN), vai ocorrer o abandono de emprego. Vamos instaurar a sindicância, mas não o afastamos das atividades até que os fatos sejam apurados”, disse Antônia Francimar.

Histórico

O professor Dhiego Fernandes já tem histórico de polêmicas nas redes sociais. Torcedor do América, o perfil de Fernandes era um dos mais conhecidos pelos torcedores dos clubes potiguares em comunidades dentro da rede social Orkut. 

Em comunidade onde havia debates entre torcedores de América e ABC, o perfil do professor era um dos mais envolvidos em discussões - às vezes com trocas de insultos.

No grupo do ABC dentro do Facebook, a polêmica sobre a postura do professor voltou a ser discutida. Porém, o professor, que não estava no grupo, cancelou a conta na rede social nesta quinta-feira após repercussão sobre a polêmica.



FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário