terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SEGURADOS DO INSS TERÃO QUE RENOVAR SENHAS

Segurados do INSS têm até dia 28 de fevereiro para renovar senha em instituição bancária

Gerência Executiva do INSS em Mossoró tem
 mais de 53 mil segurados - Cacau
Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 de fevereiro para procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha. Caso o prazo seja descumprido, o pagamento poderá ser bloqueado pela Previdência Social.

"A orientação do INSS é que a população fique atenta aos prazos. Lembrando que esse é um procedimento bancário, cuja finalidade é evitar que irregularidades sejam cometidas, como o pagamento a beneficiados pós-óbito", destaca Camila Sena, chefe do serviço de benefícios da Gerência Executiva do INSS em Mossoró, que possui hoje mais de 53 mil segurados.

Inicialmente, o prazo para que os bancos finalizassem o processo de comprovação de vida e renovação de senha daqueles que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético seria expirado em agosto de 2013, porém dos 30,7 milhões de beneficiários em todo o Brasil, 9,4 ainda não tinham atendido à convocação para renovar a senha.

Ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação). Caso esteja impedido de ir à instituição financeira, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS.

"Muitas vezes, há confusão sobre o que está sendo renovado. Nesse caso específico, são os próprios bancos que estão fazendo essa atualização de senha e comprovação de vida. Alguns beneficiados vêm até o INSS pensando que é para renovar a procuração, o que só deve ocorrer quando o documento está expirando", explica a chefe do serviço de benefícios do INSS em Mossoró.

Ainda segundo Camila Sena, os casos de irregularidades em pagamentos a segurados são identificados pelo setor de monitoramento operacional de benefícios. "Registramos, sim, alguns casos. Em algumas situações, inclusive, encaminhamos as informações para a Polícia Federal instaurar o inquérito", conclui.


Por Redação do

Nenhum comentário:

Postar um comentário