quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COMBATE À DENGUE EM NATAL/RN

Imóveis: mais de 17% são inacessíveis

Mais de 17% dos imóveis visitados pelos agentes que combatem a dengue em Natal estavam inacessíveis em 2013. De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Lúcio Pereira, dos cerca de 330 mil imóveis visitados pelas equipes, apenas 272 mil puderam ser verificados, restando 58 mil que não passaram pela revisão dos agentes de endemias, seja porque não havia ninguém no local ou porque ele simplesmente estava abandonado.

Júnior Santos
Previsão é de que visitas sejam retomadas na próxima semana
O número é considerado alto, tendo em vista norma técnica do Ministério da Saúde apontando que o índice de pendência não deve ultrapassar a marca dos 10%, conforme explica o coordenador Lúcio Pereira. “É um número razoavelmente acima do normal”, comentou o coordenador.

Segundo ele, quando não se consegue acesso em pelo menos quatro ciclos, uma listagem é criada e, em conjunto com a Secretaria Municipal de Tributação (Semut), os donos dos imóveis são procurados para combinar um horário de visita. Esgotadas essas etapas, é feito chamamento via Diário Oficial do Município. “Não tendo sucesso, usamos a Lei Sanitária, com técnicos e o chaveiro indo ao local já para abrir. Mas isso é feito em último caso”, informou.

Em 2013, os agentes não puderam fazer os ciclos de visita aos imóveis de forma satisfatória. O trabalho que deveria ter sido feito bimestralmente – são seis ciclos por ano – foi realizado apenas uma vez e meia. O motivo, segundo Lúcio Pereira, foi a falta de protetor solar e equipamentos de proteção individual. O coordenador informou que o material deve chegar até o final da semana. 

De hoje até amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza oficina com seus servidores para construir um Plano de Contingência da Dengue em Natal. A oficina ocorre no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (NESC), no campus universitário, das 8h às 12h. De 10 a 14 de fevereiro, representantes do Ministério da Saúde vem a Natal para avaliar o Plano elaborado na oficina.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza também neste mês um monitoramento dos índices de infestação pelos mosquitos transmissores da dengue na praia de Ponta Negra, além de ações educativas de prevenção aos agentes endêmicos.

O Mapa de Vulnerabilidade da Dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) na última segunda-feira (3) mostrou que entre 2012 e 2013, apesar da redução de casos confirmados, o número de óbitos cresceu 30%, passando de 20 em 2012, para 26 em 2013. Em todo o Estado, 43 municípios possuem risco muito alto de epidemia para este ano, entre eles, Natal, Parnamirim e Macaíba. 

Em matéria publicada ontem, a TRIBUNA DO NORTE informou com base no cadastro da Semut que o município tem 293 mil imóveis, dado que diverge dos 330 mil informados nesta matéria pela coordenação do Programa. Conforme explicado por fontes da Prefeitura, o motivo para a divergência é a contagem na base do Programa de ocupações irregulares em um mesmo lote. Na Semut, conforme a fonte, as ocupações não chegam a ser contabilizadas.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário