quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

É NECESSÁRIO A IMUNIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM A TRÍPLICE VIRAL

Surto de sarampo pode não chegar ao RN, diz Sesap

A Secretaria está trabalhando junto aos municípios em busca das crianças que ainda não foram vacinadas, pelo menos 95% precisam ser imunizadas.

O surto de sarampo pode não chegar ao Rio Grande do Norte. A informação é da subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Stella Leal. Ela informa que a Secretaria Estadual de Saúde está trabalhando junto aos municípios em busca das crianças que ainda não foram vacinadas com a tríplice viral, pois elas estão mais susceptíveis de contrair o Sarampo numa situação de surto. “95% dessas crianças devem ser vacinadas para evitar a proliferação do vírus”, afirma Stella Leal.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2013 o país apresentou surtos nos Estados de Pernambuco (180), Paraíba (9), Ceará (1), Minas Gerais (2), São Paulo (5), Espírito Santo (1), Santa Catarina (1) e Distrito Federal (1). Enquanto que no início de 2014, já registrou 65 confirmações, todas provenientes dos Estados vizinhos ao RN, Pernambuco apresentou 4 e o Ceará 61 casos. 

Mesmo sem confirmar um caso de sarampo desde o ano 2000, o RN faz fronteira com Estados que estão em surto. Outro ponto importante é que o Estado vai sediar jogos da Copa do Mundo, quando haverá um aumento no trânsito de pessoas oriundas de diversos países e regiões do Brasil que têm casos confirmados de Sarampo. Por isso as instâncias competentes têm que intensificar o trabalho da vigilância epidemiológica

As crianças devem tomar duas doses da vacina, sendo a primeira ao completarem 12 meses de idade e a segunda com 15 meses. Para os adolescentes (11 a 19 anos), está indicado o esquema de vacinação da tríplice viral quando não se comprovar o esquema de duas doses. Em caso de apresentar comprovação de apenas uma dose, administrar a segunda dose, sendo o intervalo mínimo entre estas de 30 dias.

O sarampo é mais comum quando criança, mas o adulto também pode adoecer. Já para os adultos, deve-se administrar uma dose em homens de 20 a 39 anos de idade e em mulheres de 20 a 49 anos de idade (com exceção das gestantes) que não apresentarem comprovação vacinal.

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. Entre os sintomas estão manchas avermelhadas na pele, que surgem inicialmente na face e seguem em direção aos pés, além de manchas brancas dentro da boca. Além disso, também é comum a febre alta, mal estar, tosse com catarro, conjuntivite, prurido, falta de apetite e coriza nasal. Por se tratar de uma doença transmitida diretamente de pessoa a pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, se torna altamente contagioso. A infecção pelo vírus pode evoluir em complicações como pneumonia e encefalite, se não for tratada a tempo pode levar ao óbito.

Por Gerlane Lima

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário