terça-feira, 18 de março de 2014

ELEIÇÕES 2014 NO RN

Rosalba deve tratar dos rumos do DEM com Agripino

No dia seguinte à entrevista do senador José Agripino Maia, na qual ele afirmou que a prioridade do Democratas na eleição do Rio Grande do Norte será a eleição proporcional, a governadora Rosalba Ciarlini embarcou para Brasília, ao lado do marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado. Oficialmente, a agenda administrativa traz uma reunião, para hoje, às 13h, na Superintendência do Banco do Brasil, onde a chefe do Executivo estadual “discutirá as novas linhas de financiamento do Proinveste”. Mas informações de assessores próximos à governadora apontam que hoje ela irá buscar o senador José Agripino Maia para uma conversa sobre o pleito deste ano.

Alex Régis
Rosalba Ciarlini evita declarações públicas sobre a possibilidade de concorrer à reeleição
Na entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o senador disse que não teve conversas recentes com Rosalba, mas que “nada impede que conversemos a qualquer hora, mas não tem havido oportunidade de conversarmos”. O secretário estadual de Relações Institucionais, Esdras Alves, chegou a comentar com pessoas próximas ao senador de que hoje Rosalba iria ao encontro de José Agripino. Mas até o final da tarde de ontem, não havia nada agendado. “Não foi marcado nada comigo, não tenho reunião agendada com ela”, disse o presidente do DEM. 


A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com a governadora Rosalba Ciarlini. Mas, através da Assessoria de Imprensa, a chefe do Executivo estadual disse que não iria comentar a entrevista do senador José Agripino Maia. A repercussão da entrevista do senador José Agripino Maia à TN ocorreu tanto na imprensa quanto nos meios políticos. O tom da prioridade para proporcional e as afirmações de que não há aliado partidário caso o DEM deseje uma candidatura majoritária deram o tom dos comentários.

O deputado federal Felipe Maia analisou que a governadora Rosalba Ciarlini precisa conversar com os deputados do Democratas do Rio Grande do Norte para expor as conversas que estão ocorrendo sobre o pleito deste ano. “Eu não espero é que a governadora ou o senador José Agripino venham pedir sacrifício dos deputados. A governadora deveria procurar os deputados e nos tranquilizar dizendo como estão as conversas”, disse o parlamentar.

Para Felipe Maia, as declarações do senador José Agripino tornaram público alguns fatos que ocorreram nos últimos meses, como a prioridade do DEM para eleição proporcional. “Há uma definição nacional que o partido priorize a chapa proporcional para buscar, em 2015, o tamanho que tínhamos antes da fundação do PSD, que nos levou um grande número de parlamentares”, comentou.


O parlamentar ressaltou que o Rio Grande do Norte não é diferente nesta meta nacional. “Por mais que exista relação de parentesco com pessoas que têm mandato eletivo, somos todos iguais numa conotação nacional. O que o DEM deve buscar é uma coligação que ofereça condições para os deputados estaduais e federal buscarem sua reeleição”, completou.

Em entrevista publicada no último domingo na TRIBUNA DO NORTE, o senador José Agripino Maia informou que a prioridade do partido é a eleição proporcional e destacou que a definição é nacional. Sobre o pleito local, o senador disse que os deputados estaduais (José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira) e federal (Felipe Maia) já expuseram o desejo de compor proporcional com alguns partidos que integrem o palanque do PMDB.

Sobre a reeleição da governadora Rosalba, José Agripino é cauteloso, diz que o rumo do partido será tomado pela executiva estadual, mas reconheceu que em caso de lançar uma chapa majoritária o DEM não tem aliados para compor o palanque. “Não vejo parceiros de expressão a vista para eleição majoritária”, destacou.


FOTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário