segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014 NO RN

Com 11 pontos a mais que todos, Henrique será eleito governador no 1º turno

Candidato do PMDB cresceu 8,3% com relação a última pesquisa



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB) atinge vantagem de 15,6% sobre o vice-governador Robinson Faria (PSD) e vence a disputa pelo Governo do Estado no primeiro turno com 11 pontos de vantagem sobre a soma dos demais candidatos. É o resultado apontado pelo Instituto Seta em nova pesquisa divulgada pelo Portal No Minuto.com. Os números ampliam e consolidam a dianteira do candidato do PMDB sobre o segundo colocado: 39,7% para Henrique contra 24,1% para Robinson. A maioria de Henrique sobre Robinson, em votos, chega a 350 mil.

O crescimento de Henrique Alves, em relação à última pesquisa do Instituto Seta em todo o Estado, publicada também pelo No Minuto no dia 25 de junho, foi de 8,3 pontos percentuais. Henrique tinha 30,3% das intenções de voto. Robinson Faria, por outro lado, tinha 20,2% e cresceu 3,9 pontos percentuais. De acordo com o Seta, o número de votos para Henrique alcançou mais que o dobro dos votos de Robinson. Em termos absolutos, o nome de Henrique ganhou a adesão de cerca de 193 mil potiguares em dois meses.

Pelos números divulgados da Pesquisa Seta, Robério Paulino (PSOL) tem 2,6% dos votos; Simone Dutra (PSTU) tem 1,4%; e Araken Farias (PSL) tem 0,6%. Brancos e nulos têm 20,4% dos votos e 11,2% do eleitorado não respondeu ou não sabe em quem vai votar.

A soma dos demais candidatos resulta em 28,7% contra 39,7% de Henrique, ou seja uma maioria de 11 pontos percentuais para o candidato do PMDB para liquidar a eleição ainda no primeiro turno. Nesse caso, quando Henrique é colocado diante de todos os concorrentes somados, 11 pontos percentuais significam em termos absolutos cerca de 250 mil votos, tendo em vista o eleitorado potiguar de 2,327 milhões de pessoas.

Henrique abre ainda maior distância do segundo colocado, Robinson Faria, quando se analisa a pesquisa espontânea, aquela na qual o eleitor escolhe o seu voto sem a apresentação da lista dos candidatos. São 17 pontos percentuais de vantagem: Henrique Alves tem 35,3% dos votos contra 18,3% de Robinson Faria. Completam a lista Robério Paulino, com 1,8%, Simone Dutra, com 1,7%, e Araken Farias, com 0,5%. Na espontânea, 21,4% não respondeu ou disse não saber em quem vai votar e 21% declarou votar em branco e/ou nulo.

A rejeição dos candidatos foi medida pelo Instituto Seta. Os números mostram que 23,6% dos entrevistados responderam que não votariam em Henrique Alves e 18,4% disseram não votar em Robinson Faria. Robério Paulino, Araken Farias e Simone Dutra têm respectivamente 10%, 8,3% e 7,8% de rejeição. Brancos e nulos somaram 16,6% e 16% não sabem ou não responderam.

A pesquisa também incluiu a intenção de voto para o Senado Federal e registrou empate técnico com vantagem numérica para a candidata do PT, Fátima Bezerra, na pesquisa estimulada em relação a sua principal adversária, Wilma de Faria (PSB). Fátima conseguiu 31,8% dos votos contra 28,3% de Wilma. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. Roberto Ronconi (PSL) conquistou 4,3% das intenções de votos, a professora Ana Célia (PSTU) tem 1,4% dos votos e o professor Lailson (PSOL) tem 0,9% das escolhas.

Na pesquisa espontânea, a candidata do PT tem cinco pontos de distância d a candidata do PSB. Fátima Bezerra tem 26,6% dos votos e Wilma de Faria 21,6% dos votos. Completam a lista Roberto Ronconi com 2,6%, Professora Ana Célia com 1,4% e Professor Lailson com 0,8%. Brancos e nulos têm 21,6% dos votos e 25,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

O índice rejeição para o Senado tem Wilma de Faria citada por 25,1% dos pesquisados; Fátima tem 18%; Roberto Ronconi rejeitado por 11,9%; Ana Célia por 6,2%; e Lailson Almeida por 6,1%. Brancos e nulos somam 17,2%, e não respondeu 15,5%.

A pesquisa Seta ouviu 1.700 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O levantamento encontra-se devidamente registrado no TRE-RN pelo número RN-00017-2014.

A pesquisa do Instituto Seta traz números que reafirmam a liderança de Henrique para governador em todas as pesquisas, seja qual for o instituto Na última quinta-feira(28/08), o Ibope também publicou pesquisa com liderança do candidato do PMDB, Henrique Alves.

No levantamento, Henrique manteve o primeiro lugar no confronto direto com o segundo lugar, com 12 pontos à frente do vice-governador Robinson Faria (PSD): 40% a 28%. Henrique obteve 7% a mais que a soma de todos os outros concorrentes, o que também define a disputa eleitoral no dia 5 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais.



FONTE

POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário