quinta-feira, 16 de outubro de 2014

MOSSORO-RN ANTIRRABICA 2014

Município não participará do Dia D da vacinação antirrábica neste sábado

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica vai ocorrer neste sábado, 18 em todo o Brasil. Porém, o município de Mossoró não vai aderir ao calendário devido a greve dos servidores da saúde, esclarece a médica veterinária do Centro de Controle e Zoonoses, Edinaide Menezes.

Ela explica que a secretaria optou por não realizar o Dia D no próximo fim de semana devido a falta de mão-de-obra. “Ficou decidido que não realizaríamos a campanha neste sábado devido a greve dos servidores da saúde. Não teríamos condições de abrir cerca de 50 postos de vacinação”, disse.

                                                                   Foto: Marcos Garcia/Arquivo

Edinaide ressalta que o órgão aguarda um posicionamento em relação a paralisação e tão logo se encerre os responsáveis pela campanha no município começará a traçar os planos para o Dia D. “Nós temos até novembro para realizarmos o Dia D. A Campanha começou em setembro último e contamos com a flexibilidade do Ministério da Saúde”.

A médica veterinária lembra que três equipes estão vacinando os animais, sendo duas na zona rural, onde a greve teve baixa adesão, e uma na periferia, como também no Centro de Zoonoses está sendo feita a vacinação dos animais.

A reportagem pesquisou no Sistema de Informação do Programa Nacional de Informações a respeito do número de vacinas já aplicadas em cães e gatos no município. Porém, apenas a meta estipulada está disponibilizada. Edinaide Menezes foi indagada sobre a falta dos números no sistema. Ela informou que a responsável pelo programa aqui no município também aderiu a greve o que impossibilitou a falta do registro de vacinas.

“Como é uma coisa nova a gente não utilizava. Somente o programa de Vigilância que tinha acesso e a responsável aqui em Mossoró também aderiu a greve o que ficou impossibilitado do envio dos números relativos ao município”.

                                                               Foto: Marcos Garcia/Arquivo

Ela explica que o Centro de Zoonoses tem um controle interno desta estatística até a última terça-feira, dia 14. Ao todo, já foram vacinados 2.980 animais, sendo 2.099 cães e 881 gatos. O sistema do governo federal informa que a meta em Mossoró é imunizar 28.849 animais.

Segundo a Subcoordenadoria da Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap), a meta no Rio Grande do Norte é vacinar 714.015 animais, sendo 508.743 cães e 205.272 gatos.

Até o último levantamento do SI-PNI, já foram vacinados no RN 85.758 animais, o que corresponde a somente 16,86%.

A SUVAM informa que no estado ocorreram no período de 2005 a setembro de 2014 oito casos de raiva em cão. Desde 2005 foram registrados três casos de raiva em felinos.

O RN apresenta circulação do vírus rábico em todas as regiões do estado nas diferentes espécies. Desde 2005 já foram registrados casos em 132 morcegos, 59 bovinos, 26 raposas, 8 cães, 8 equinos, 3 felinos, 2 ovinos, 1 asinino, 1 suíno e 1 humano.

A alta positividade da raiva em morcegos e raposa é uma grande preocupação em função do contato que estes animais podem vir a ter com cães e gatos não imunizados, daí mais uma vez a importância de vaciná-los durante a campanha.

Em 2014 chama a atenção os casos de raiva em herbívoros na região do Potengi, especialmente no município de São Paulo do Potengi, com 12 herbívoros positivos possivelmente infectados por morcegos hematófagos, revelando a alta circulação viral naquela região.



Edinaldo Moreno/Da redação
Logo

POSTADO POR


Nenhum comentário:

Postar um comentário