quarta-feira, 5 de novembro de 2014

RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Mossoró está entre os 117 municípios com risco de epidemia de dengue

Segundo o Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, Mossoró foi classificada como um dos 117 municípios brasileiros em situação de risco de epidemias de dengue. O LIRAa classificou ainda 533 municípios em alerta em todo o país e 813 com IIP satisfatório.

Ao todo, foram pesquisadas 1.463 cidades em todos os estados, classificadas de acordo com o Índice de Infestação Predial (IIP) em três níveis: satisfatório; em alerta; ou em risco.

Para serem considerados com índice satisfatório, os municípios devem apresentar taxa de infestação por Aedes aegypti menor que uma a cada 100 casas, ou seja, menos de 1%. Na classificação de alerta, o índice deve ser inferior a quatro casas, o que equivale à faixa entre 1% e 3,9%. Já na classe de risco, o nível de infestação deve ser igual ou superior a 4% dos imóveis. Mossoró é a nona cidade do RN com maior IIP, com cinco casas infestadas pelo mosquito a cada 100 imóveis.

O supervisor geral do programa de combate à dengue em Mossoró, Sandro Elias, afirma que o município tem desenvolvido ações de combate à doença durante todo o ano, através do trabalho dos agentes de combate a endemias e notificações feitas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e pelo Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Contudo, ele diz que alguns bairros ainda apresentam altos índices de infestação.

"Além das ações cotidianas, estamos elaborando plano de contingência contra a doença para o próximo ano. É muito importante que a população contribua com a saúde de todos e não deixe que se instalem criatórios para o mosquito transmissor da dengue, como água parada em pneus, vasos de plantas ou qualquer outro recipiente descoberto", orienta Sandro Elias.

No município, o programa de combate à dengue avaliou os índices de infestação em 30 bairros, obtendo a média de cinco residências infestadas a cada 100. Contudo, a concentração de casos de lavas do Aedes aegypti detectadas varia de acordo com as localidades.

Os três bairros que apresentaram os menores índices de infestação pelo mosquito da dengue foram o conjunto Abolição V, com taxa de 0%; o bairro Costa e Silva, com 05%; e, o bairro Alto da Conceição, com 1%. Por outro lado, três bairros apresentam IIP preocupante: Bom Jesus (que teve 17,2% das residências infestadas), Paredões (com 13,3%), e, Dom Jaime Câmara (10,2%).

RN possui 13 cidades em risco de epidemia da doença

Segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte possui 13 cidades em risco de epidemia de dengue, o que corresponde a 11,11% das cidades brasileiras nesta classificação.
  
Dos 19 municípios potiguares incluídos na pesquisa do Ministério da Saúde, somente três apresentaram índices de infestação de dengue considerados satisfatórios (de até 1 em cada 100 casas, ou 1% das residências infestadas): Pau dos Ferros, com índice de 0,5%; Tenente Laurentino Cruz, também com 0,5%; e, Cruzeta, com IIP de 0,6%.

Na classificação "em alerta", foram listadas três cidades: Parnamirim, IIP de 1,5; Natal, com 1,6; e, Currais Novos, que apresentou taxa de 2,7 no índice. Contudo, a maioria das cidades potiguares figura na lista vermelha de alerta do Ministério.

Dos 13 municípios do Estado listados como de risco de epidemia de dengue, os que apresentam os maiores índices de infestação são: Jardim do Seridó (6,9% de IPP), João Câmara (10,4%), e Santa Cruz (10,4%).



 Por Redação do

POSTADO POR

Nenhum comentário:

Postar um comentário