terça-feira, 7 de abril de 2015

A FEBRE CHIKUNGUNYA TÁ CHEGANDO

Mossoró tem 81 casos suspeitos de febre chikungunya



Mosquito Aedes aegypti é transmissor da febre chikungunya
Mossoró registrou 81 notificações da febre chikungunya. A informação é da coordenadora municipal de controle da dengue, Teresa Cristina Moreira. No entanto, segundo ela, não há nenhum caso confirmado.
 
Já em relação à dengue, até o momento, são 151 notificações, com 50 casos confirmados este ano. Apesar do alerta do Ministério da Saúde, Mossoró não está na lista de municípios do Estado em epidemia de dengue, segundo informa Teresa Cristina. "Para isso, seria preciso, pelo menos, 500 notificações", explica.

Os casos suspeitos de ambas as doenças são confirmados apenas com os exames de sorologia, que consistem na retirada de amostra de sangue feita no Laboratório Regional de Mossoró (Larem). Para realizar o exame, o paciente deve levar a solicitação do médico, não precisando marcar horário.
 
Os testes de dengue são feitos em Mossoró mesmo. As amostras de suspeita de chikungunya, por recomendação do Ministério da Saúde (MS), só são colhidas após 20 dias do surgimento dos sintomas, e são enviadas para Natal.

A Vigilância à Saúde destaca a importância de a população procurar uma Unidade Básica de Saúde em caso de sintomas das doenças. "Orientamos as pessoas a procurarem o médico e, em caso de suspeita, pedir ao médico que solicite o exame de sorologia da dengue ou da chikungunya, pois com as confirmações podemos combater melhor o mosquito transmissor", explica Teresa Cristina.

De acordo com Teresa Cristina, algumas pessoas têm pedido à Vigilância à Saúde a passagem do chamado "carro-fumacê", que pulveriza produto para matar o Aedes aegypti. No entanto, o carro só é liberado pelo MS em caso de confirmação de epidemia de dengue em uma cidade. 
A coordenadora aponta ações como o combate aos focos do mosquito e de conscientização como primordiais na prevenção às doenças.

"Estamos entregando folders explicativos em unidades de saúde, academias, escolas e empresas. É importante que as pessoas se conscientizem da importância de não deixar água parada e procurarem o médico assim que os sintomas surgirem, além de evitar a automedicação, o que pode ser fatal", conta.

Dengue e chikungunya têm sintomas parecidos

Transmitidas pelo Aedes aegypti, a dengue e a febre chikungunya têm sintomas parecidos: febre, dor de cabeça, dor nos olhos, surgimento de pintas vermelhas no corpo e mal-estar. A diferença é que, na dengue, a febre é muito alta e na chikungunya, baixa. Na febre chikungunya, as manchas na pele são maiores que na dengue e as dores articulares mais intensas.
 
Nas duas doenças, a febre dura uma semana. A elevação da temperatura corporal na dengue acaba depois disso e dificilmente vai causar alguma complicação, já que o período mais grave, neste caso, é entre o terceiro e quinto dias. Nesse intervalo, ocorre a pressão baixa, suor frio e, se houver sangramento, o doente deve procurar um médico imediatamente, com grande possibilidade de internamento. 

Com a chikungunya, depois que passa o período de febre, o paciente fica curado da doença, mas surgem, geralmente, as sequelas com dores articulares (artrite) crônicas. As artrites podem durar meses e até anos.


FONTE
Resultado de imagem para LOGO DO JORNAL O MOSSOROENSE


POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário