quarta-feira, 2 de setembro de 2015

A SECA FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Acari e Currais Novos têm abastecimento interrompido

As cidades de Acari e Currais Novos, no Seridó, tiveram a paralisação do seu abastecimento na noite desta terça-feira (1º). O Açude Gargalheiras chegou a um volume que impossibilita a captação de água para o abastecimento destas cidades através do sistema da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

O Governo do Estado, através da Caern, em conjunto com as prefeituras destas cidades e a UFRN, representada pelo professor João Abner, já vinha desenvolvendo novas alternativas de abastecimento. Em Currais Novos, uma adutora levará água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, captação em São Vicente, para a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Gargalheiras, de onde será bombeada para o reservatório e se retomará o abastecimento para Currais Novos. Além disso, carros pipas trarão água de Florânia para o reservatório. Estas medidas serão colocadas em prática ainda esta semana.

Em Acari, a Caern conseguiu identificar três poços que poderão fazer o abastecimento da cidade, outros dois serão perfurados. Em virtude da salinidade encontrada na água será preciso instalar dessalinizadores. A empresa trabalha na aquisição destes equipamentos. Mas, em virtude da situação emergencial, bombeará a água nos próximos dias para que a população utilize para fins domésticos, mas que não bebam a mesma.

Com a inserção neste momento das duas cidades na relação do colapso, sobe para 11 a quantidade de municípios nesta situação. Outras 35 cidades hoje estão em rodízio, ou seja, recebendo água de forma alternada, com o objetivo de racionar a água disponível.


FONTE
Logo

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário