quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CASOS DE DENGUE NO RN

Notificações de casos de dengue crescem 128,44% em 2015

No ano de 2015, o Rio Grande do Norte notificou 128,44% mais casos de dengue que em 2014. Apesar do aumento, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem notando uma diminuição de pessoas com a doença nas últimas semanas.

De acordo com o Programa Estadual de Controle da Dengue (PECD), de 4 de janeiro a 19 de setembro do ano de 2015, o RN tem 94 municípios com incidência alta de dengue (aqueles que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes). Porém no cenário atual, nas ultimas seis semanas epidemiológica (09/08 a 19/09/2015), esse número diminuiu para dois municípios com incidência alta da doença: Timbaúba dos Batistas e Santa Maria.

Arquivo/Agência Brasil
O vírus da dengue é transmitido pelo Aedes aegypti
O PECD informa que 127 municípios encontram-se “silenciosos”, ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue. Isso aponta uma necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.

Os casos considerados suspeitos, de acordo com o Ministério, são: pessoa que viva ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo dengue ou que tenha a presença de Ae. Aegypti que apresente febre, usualmente entre 2 a 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, exantemas, mialgias, artralgia, cefaleia, dor retroorbital, petéquias ou prova do laço positiva e leucopenia.


FONTE
Resultado de imagem para logo da tribuna do norte

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário