terça-feira, 20 de outubro de 2015

GREVE NA UERN

Assembleia deve definir hoje os rumos da greve

O impasse entre o governo e os grevistas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) continua, depois da última tentativa de acordo durante a reunião que ocorreu, ontem (19), no Gabinete Civil, no Centro Administrativo de Lagoa Nova. A chefe do Gabinete Civil do governo, Tatiana Mendes Cunha, recebeu o comando de greve, em audiência da qual participara, ainda, a deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Fernando Mineiro, ambos do PT, e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, e afirmou que o governo “não podia se comprometer” com o pleito dos grevistas – de estabelecer um acordo até 2017 para concessão de reajuste salarial.

Cedida
Comissão da Aduern e membros do Governo se reuniram ontem
Tatiana Cunha afirmou que o governo não pode assumir o compromisso de dar o reajuste de 52% em duas vezes, diante da limitação imposta pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo ela, a posição do governo é de voltar a conversar com os servidores e professores da Uern a respeito de reajuste salarial, se dentro de dois anos o Estado tiver superado a questão do limite prudencial imposto pela LRF.

O posicionamento do governo em relação a questão será discutida, ao meio-dia de hoje (20), em assembléia da Aduern, em Mossoró. Depois, os grevistas vão esperar por uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, a respeito do pedido de ilegalidade da greve feito pelo Governo do Estado, cuja ação está nas mãos do desembargador Cornélio Alves.

O governo pede a imediata suspensão da paralisação dos servidores da Uern, o que deverá ser julgado pelo plenário da Corte na sessão ordinária da manhã desta quarta-feira (21).

Para o desembargador Cornélio Alves, o que impediu a negociação foi o Governo não aceitar a extensão do auxílio transporte de 1’2,3% para os inativos. A categoria também pede a reposição dos dias parados, através da apresentação de um calendário de reposição; e negociação para a concessão da reposição com a melhora da situação fiscal do Estado. A greve dos professores e técnicos da UERN foi iniciada no dia 25 de maio deste ano.


FONTE
Resultado de imagem para logo da tribuna do norte

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário