domingo, 10 de janeiro de 2016

DENGUE - SAIBA MAIS

Dengue: cuidados e prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos é registrado um caso de dengue no Brasil. A estatística foi feita a partir dos casos registrados da doença. É uma das doenças mais graves no mundo hoje. Mesmo que a maioria das pessoas considere conhecer sobre a dengue e como tomar os cuidados necessários, é sempre bom lembrar e intensificar a atenção durante overão. Como o Aedes Aegypti também é transmissor da febre amarela, o controle do mosquito é considerado um caso de saúde pública.

O que é a Dengue?

É uma doença infecciosa febril aguda transmitida no Brasil pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito infectado pelo vírus da família Flaviridae, ao picar os seres humanos, transmite a dengue. Existem 4 tipos de dengue (DEN1-DEN2-DEN3-DEN4). O que poucos sabem é que a dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia.

O Aedes Aegypti tem origem africana e chegou ao Brasil junto dos navios negreiros. Seus ovos vieram dentro das embarcações, nos depósitos de água parada. Em 1685 foi registrado o primeiro caso da doença em Recife (PE). Depois de surtos a cada século, em 1957 considerou-se erradicada a dengue no Brasil, embora casos continuassem sendo registrados até 1982 quando houve um surto de dengue em Roraima. O Rio de Janeiro registrou uma grande epidemia em 1986/1987 (90 mil casos) e depois em 1990/1991 (mais de 100 mil casos). Para se ter uma ideia, em 2008, a dengue voltou com força total ao Estado do Rio de Janeiro, onde foram registrados 250 mil casos e 174 mortes por dengue.

Saiba quais os tipos de dengue

Como existem 4 tipos de dengue, os sintomas aparecem de 4 formas diferentes. Segundo o portal Combate à Dengue, ela pode se apresentar como Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Dengue Hemorrágica, Síndrome de Choque da Dengue.

Infecção aparente: é quando a pessoa está infectada, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções de dengue não apresenta sintomas. Dados mostram que a cada dez pessoas infectadas, apenas uma ou duas ficam doentes.

Dengue clássica: é a mais comum e a forma mais leve da doença. Semelhante à gripe, começa repentinamente e dura cerca de 5 a 7 dias. Após esse período ainda é possível sentir cansaço e indisposição.

Dengue hemorrágica: considerada gravíssima pois atinge a corrente sanguínea comprometendo a coagulação da pessoa infectada. Começa parecendo a dengue clássica, mas depois de três ou quatro dias surgem hemorragias por conta dos sangramentos de pequenos vasos na pele e nos órgãos. Podem acontecer hemorragias nasais, na gengiva, urina, intestino e útero.

Síndrome de Choque da Dengue: é o tipo mais sério de dengue, pois altera consideravelmente a pressão arterial do paciente. Queda brusca ou ausência de pressão arterial. Também apresentam palidez, inquietação, perda de consciência. Podem ocorrer complicações neurológicas, cardiorrespiratórias, derrame, hemorragias.

Sintomas

Febre alta repentina (39º e 40º) é o primeiro sintoma. Junto com a febre, nos dois primeiros dias a pessoa pode sentir dor de cabeça, do atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Junto a esses sintomas também acontecem vômitos, enjoos, dor abdominal (principalmente em crianças). Atenção para os sintomas da dengue hemorrágica: extremidades frias, sangramentos espontâneos na pele, pulso rápido e fraco, diminuição da frequência em urinar, vômitos persistentes.

Não custa lembrar

O mosquito escolhe lugares com água parada, limpa, para se reproduzir. Portanto, é preciso eliminar o foco de reprodução do mosquito.

Não deixe água parada e acumulada em nenhum local. Preste atenção pois provavelmente alguma dessas dicas vai te ajudar a acabar com o mosquito:

* Caixas d´água, barris, tambores, tanques e cisternas, lixeiras devem estar fechados com tampa.

* Vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, calhas, panelas, canaletas, blocos de cimento, buracos de árvores ou qualquer lugar onde a água da chuva possa ser armazenada devem estar sem água, com areia, ou virados para baixo (caso de garrafas).

* Inseticida natural: a borra de café foi testada e considerada fatal para o mosquito da dengue. Então, use e abuse da borra de café nos pratinhos de plantas, dentro das bromélias, e nos locais onde a água da chuva acumula. Para cada cerca de meio copo de água da chuva, duas colheres de borra de café no local bastam para eliminar o mosquito. Não diluir em água antes de aplicar.

* Sal de cozinha e água sanitária também são recomendados contra o aedes aegypti, porém eles não podem ser aplicados em plantas. Alguns inseticidas são aplicados em grandes regiões, mas além de serem tóxicos, o próprio mosquito acaba criando resistência ao produto.

* Se você ver uma residência abandonada ou focos de dengue em vias públicas, acione o disque dengue, do ministério da saúde (0800- 611 997) .


Cuidado: Um único mosquito pode contaminar 300 pessoas ao longo de seus 45 dias de vida.


FONTE
http://www.saudemedicina.com/
Home | Saúde, Doenças e Medicina

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário