quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O QUE É ARTROGRIPOSE ?

Pesquisa associa zika a outro distúrbio em crianças

Estudo identifica casos de artrogripose, que deforma membros e impede movimentos

Domingos Peixoto / O Globo
No Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ,
pesquisadora estuda o zika - 

RIO - Nas gestações de duas mulheres de Juazeirinho, no sertão da Paraíba, pesquisadores encontraram novos males que o vírus zika e a epidemia de microcefalia associada a ele são capazes de causar. São os primeiros diagnósticos comprovados de transmissão intrauterina do vírus. O estudo revelou deformações severas no sistema nervoso. Crianças tão gravemente afetadas que a medicina e a sociedade não lhes podem oferecer um final feliz.

O estudo levou ao sequenciamento genético do zika no Brasil. E à descoberta, na análise de outros seis casos de bebês nascidos com zika de mães com sintomas da doença na gravidez, de um problema ainda não associado ao vírus. Um deles tinha artrogripose severa, uma malformação das articulações. Deforma os membros, impede movimentos. Agora, já são quatro as crianças com artrogripose com suspeita de zika — duas delas em gestação —, todas da Paraíba.


Alerta em artigo científico

A estrutura do zika - Editoria de Arte
Publicado este mês numa revista científica internacional, o artigo alerta para novas complicações trazidas pelo zika, na “Ultrasound in Obstetrics & Gynecology”, seção “Physician alert” (“Alerta médico”); o título é “Zika vírus intrauterine infection causes fetal brain abnormality and microcephaly: tip of the iceberg?” (“Infecção intrauterina pelo vírus zika causa anomalia cerebral e microcefalia: a ponta do iceberg?”).

“É possível que os casos reportados de microcefalia representem só as crianças mais severamente afetadas, e que recém-nascidos com doenças menos severas, afetando não somente o cérebro mas outros órgãos, não tenham sido ainda diagnosticados”, diz o artigo assinado por seis cientistas, entre eles Adriana Melo, diretora do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto, em Campina Grande; e Ana Bispo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Especialistas em microcefalia alertam que esse é o problema mais evidente, mas não o único. A neurocientista Patrícia Garcez é uma das poucas especialistas do Brasil em microcefalia. Quando soube da emergência sanitária devido à microcefalia, não dormiu por dias, de preocupação.

— Toda essa geração de bebês que nasce agora precisa de acompanhamento médico. A microcefalia é um sinal evidente. Mas, se o zika pode afetar o sistema nervoso a ponto de causar algo tão devastador e até então raro, também pode, em tese, provocar uma série de outros distúrbios de desenvolvimento, como surdez, epilepsia, problemas de cognição, de fala, motores, que não são aparentes no recém-nascido. A criança pode não ser microcéfala e ter distúrbios — diz ela, pesquisadora do Laboratório de Neuroplasticidade da UFRJ e do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Patrícia está preocupada com o tipo de atenção que receberão as crianças nascidas durante a epidemia.

— A maioria dos casos de zika é assintomática. Mães podem não saber que tiveram a doença. Crianças nascidas agora devem ter um acompanhamento atento dos médicos por anos — destaca.

Diagnóstico precoce é vital

Muitos desses distúrbios, como de audição e motricidade, podem ser tratados, com diagnóstico e tratamento precoces.

Como outros cientistas do Instituto D’Or, ela está ansiosa para começar a estudar a ação do zika em minicérebros. Estes são o que a ciência chama de organoides, criações de vanguarda, que se comportam como o sistema nervoso em desenvolvimento. A esperança é que o estudo indique o que o zika realmente faz e se há outros fatores envolvidos.

— Se conseguirmos logo o vírus isolado, estamos prontos para começar. Há três mecanismos pelos quais o zika pode afetar o sistema nervoso e causar microcefalia. Mas não sabemos qual deles ou se todos. Ou sequer se há outros fatores envolvidos — explica ela.

De certo, sabe-se que, quanto mais cedo a infecção na gestação, pior. Se a mãe contrair o zika muito no início da gravidez, pode abortar. Muitas vezes até sem saber que estava grávida.

— As 12 primeiras semanas são críticas. É o pico do desenvolvimento do sistema nervoso. O risco permanece alto até 16 semanas, período importante para a formação dos olhos, do sistema auditivo — diz.

‘Epidemia é uma ameaça para todos’

Adriana Melo, especialista em desenvolvimento fetal, alerta para outros defeitos congênitos associados ao vírus zika e defende mutirões contra mosquito.

Qual a sua maior preocupação?

Claro que a microcefalia me alarma. Mas estou muito preocupada com casos em que a mãe teve zika, e a criança nasceu aparentemente normal. Temos visto outros defeitos e sabemos que pode haver desde convulsões a surdez. Começamos a suspeitar de complicações cardíacas.

Há indícios para isso?

Sim. Temos um bebê com esse tipo de suspeita aqui. A mãe teve zika, e ele apresenta alterações no coração. Não sabemos ainda o que o zika faz no corpo humano. Só teremos mais certezas quando contarmos com um teste sorológico eficiente.

Por quê?

Porque, quando a criança nasce, o vírus já não está mais presente, mesmo nos bebês microcéfalos. Ele não vive muito tempo. O mesmo acontece com as mães. Muitas ficam sem o vírus após o período da infecção. Uma hipótese é que o zika ataque o feto, mas, caso este sobreviva, seu sistema imunológico destrua o micro-organismo.

A senhora tem alguma hipótese para o surgimento da artrogripose?

Não. Só que o zika deve ter um impacto muito forte sobre o desenvolvimento de todo o corpo. Essa é uma malformação rara. Em 17 anos, tinha visto três casos. Agora, temos quatro de uma vez.

Há outros casos graves?

Estudamos dois casos de possível transmissão vertical (na hora do parto). As mães tinham zika, e as crianças apresentaram convulsões. Um bebê morreu.

E como estão os bebês em gestação cujos casos foram estudados?

Os dois têm microcefalia, mas um deles têm uma malformação cerebral muito severa e um tipo de alteração óssea no rosto nunca vista. Não tem o tálamo (ligado a emoções, motricidade). Tem problemas graves nos olhos. Suas chances de sobreviver são muito pequenas.

O que deve ser feito?

Não sei o que será deste país daqui a cinco, dez anos. Como essas crianças serão atendidas? Não há condições para isso. E não vejo a população comprometida em combater o mosquito, fazer mutirões, coisas assim. E há quem se considere a salvo do zika, mas a epidemia é uma ameaça para todos.

O que pode ser feito pelas gestantes?

De imediato, um programa de acompanhamento pós-nascimento, por pelo menos um ano de vida da criança.


POR 
ANA LÚCIA AZEVEDO
FONTE
Resultado de imagem para LOGO DO JORNAL oglobo.com


POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário