domingo, 10 de janeiro de 2016

VACINA CONTRA A DENGUE

Vacina contra a dengue já tem registro na Anvisa

Resultado de imagem para Vacina contra a dengue já tem registro na Anvisa
Imagem Ilustrativa/blog NASERRA
A vacina contra a dengue já possui registro concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o fim de dezembro. A Dengvaxia® - vacina contra os sorotipos da dengue 1, 2, 3 e 4 (recombinante, atenuada) foi registrada como produto biológico novo, de acordo com a Resolução - RDC nº 55, de 16 de dezembro de 2010. O registro permite que a vacina seja utilizada no combate à dengue, porém, não protege contra os vírus Chikungunya e Zika. 

Por não combater os vírus Zika e Chikungunya, as autoridades de saúde do País chamam a atenção para duas outras ações da população: o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, além da Zika e febre Chikungunya, e a continuação do uso de repelentes. 

Uma das preocupações das autoridades de saúde nesta época tem sido os imóveis fechados devido às viagens de férias. Para isso, o Ministério da Saúde tem indicado uma lista de cuidados que as pessoas devem ficar atentas antes de sair de casa, para evitar a proliferação do mosquito. A campanha “Sábado da faxina”, que consiste em alertar as pessoas para que pelo menos uma vez na semana se faça uma revista em seu imóvel, também tem sido replicada nos meios de comunicação e redes sociais. 

Confira, a seguir, as orientações sobre a vacina contra a dengue: 

- Pessoas com menos de nove anos e mais de 45 podem tomar a vacina?

A vacina está aprovada para uso pediátrico e adulto, dos nove aos 45 anos de idade. Os limites de idade foram determinados com base, principalmente, nas informações de segurança da vacina, obtidas durante a realização dos estudos clínicos. Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina. O médico responsável poderá avaliar o risco/benefício de se utilizar a vacina em idades diferentes das recomendadas no texto da bula.

- Minha filha, filho, sobrinho etc. ainda vai ter oito anos quando lançarem a vacina, mas completará nove anos logo em seguida. Ela(e) pode ser imunizada(o)?

Como a vacina está aprovada para uso pediátrico e adulto, dos nove aos 45 anos de idade, não deve ser administrada em crianças com menos de nove anos de idade Isto porque os dados clínicos disponíveis não são suficientes para concluir sobre o risco/benefício da vacinação nesta faixa etária. 

- A vacina também imuniza contra a Chikungunya e contra o Zika vírus, transmitidos pelo Aedes aegypti?

A vacina não protege contra os vírus Chikungunya e Zika. A Dengvaxia® é uma vacina utilizada para ajudar a proteger contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue. 

- Se eu tomar duas doses da vacina e esquecer de tomar a última, estarei imunizado? 

O esquema de vacinação aprovado consiste de três injeções a serem administradas em intervalos de seis meses. A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose. No entanto, a eficácia só foi demonstrada após a aplicação das três doses.

- A vacina é contra indicada para pessoas com algum tipo de alergia?

A vacina é contraindicada para uso por pessoas que são alérgicas (hipersensíveis) aos princípios ativos ou qualquer outro ingrediente da Dengvaxia e por pessoas que desenvolveram uma reação alérgica após a administração prévia da Dengvaxia®. Os sinais de uma reação alérgica podem incluir urticária, encurtamento da respiração e inchaço do rosto e da língua.

- Eu já tive dengue. Posso tomar a vacina?

Sim, pode. A vacina foi aprovada tanto para pessoas que nunca tiveram dengue como para aquelas que já tiveram a doença.

- Se eu estiver com dengue, posso tomar a vacina?

Não. A vacina não trata a doença, ela a previne. Com o restabelecimento da saúde, a vacinação pode ser considerada, após avaliação do médico.

- Grávidas podem tomar a vacina?

Não, essa é uma contraindicação da vacina. Dengvaxia® é uma vacina de vírus vivo atenuado e contraindicada a grávidas. As grávidas não foram avaliadas nos estudos clínicos. 

- A vacina dá febre? Quais os principais efeitos colaterais?

É possível que a vacina provoque febre e outros efeitos adversos, embora isso não ocorra com todas as pessoas. As reações adversas mais frequentes observadas nos estudos clínicos foram febre, dor de cabeça, dor no local da injeção, mal-estar e dor muscular. Outras reações comuns foram reações no local da injeção, como vermelhidão, hematoma, inchaço e coceira. Reações mais raras foram: endurecimento no local da injeção, doença semelhante à gripe, dor no pescoço, dor nas articulações, vermelhidão intensa, urticária, náusea, dor na boca e garganta, tosse, nariz escorrendo, tontura, enxaqueca, inchaço dos linfonodos (linfoadenopatia) e infecção do trato respiratório superior (nariz, boca, faringe e laringe).

- Posso doar sangue depois de tomar a vacina?

Como a vacina contra a dengue é uma vacina com vírus vivos atenuados, é necessário aguardar um período de quatro semanas após a vacinação para realizar a doação de sangue.

- Quantos dias depois de tomar a vacina estarei imunizado e protegido contra a dengue?

Como o esquema de vacinação consiste de três doses que devem ser administradas em intervalos de seis meses, a proteção contra a doença será atingida após a administração do esquema completo de três doses, ou seja, um ano depois da administração da primeira dose.

- Mesmo depois de tomar a vacina devo continuar usando repelente contra o mosquito?

Sim. A vacinação não é um substituto para a proteção contra as picadas de mosquitos. Devem ser tomadas as precauções apropriadas para prevenção das picadas de mosquito, incluindo o uso de repelentes, roupas adequadas e redes de proteção contra mosquitos. A vacina apenas oferece proteção contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus da dengue. O mosquito transmissor da dengue é ainda responsável pela transmissão de outros vírus, como o Zika e Chikungunya, para os quais a vacina contra a dengue não oferece proteção.

- Quem não deve usar a vacina?

Crianças com menos de nove anos, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas alérgicas aos componentes da vacina, pessoas que tenham fenilcetonúria e aquelas com um sistema imunológico enfraquecido ou que recebam orientação médica específica.

- A vacina pode causar dengue hemorrágica?

Não. Nos estudos clínicos, a vacina reduziu consideravelmente os casos de dengue grave e de febre hemorrágica da dengue.

- Posso tomar outras vacinas junto com a vacina contra a dengue?

A Dengvaxia® não deve ser administrada com nenhuma outra vacina ou produto farmacêutico injetável. Nenhum estudo específico foi realizado sobre a administração concomitante da vacina contra a dengue e de qualquer outra vacina ou produto farmacêutico. Após a avaliação médica, caso seja necessário administrar concomitantemente alguma outra vacina ou produto farmacêutico, devem ser usadas seringas e agulhas diferentes, e a aplicação deve ser feita em diferentes partes do corpo. 

Cuidados com focos

*É muito importante verificar todos os pontos que possam acumular água na sua residência

*Não importa se você mora em casa ou apartamento, o mosquito Aedes aegypti pode encontrar um recipiente com água parada para depositar os ovos e se reproduzir. Por isso, durante as férias, é muito importante verificar todos os pontos que possam acumular água na sua residência.

*O ciclo de reprodução do mosquito, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança.

*Uma fêmea pode dar origem a 1,5 mil mosquitos durante a sua vida. Em 45 dias, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. Se esses mosquitos picarem alguém infectado, eles poderão transmitir os vírus da dengue, zika ou chikungunya para muitas pessoas de uma região.

Verifique se a sua casa está livre desses possíveis focos. Quem mora em casa pode começar pela área externa. Se assegurando que:

*A caixa d’água está vedada
*As calhas estão totalmente limpas
*Galões, poços e tambores estão bem vedados
*Pneus sem água e em lugares cobertos
* Garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo
* Piscinas e fontes tratadas e, se possível, tampadas
* Pratos de vasos de planta com areia até a borda

Já nos ambientes internos de casa ou apartamentos, é preciso verificar se:

*Os ralos estão tampados ou telados
*As tampas dos vasos sanitários estão abaixadas
*As vasilhas dos bichos de estimação estão limpas e protegidas da chuva
*A bandeja coletora de água do ar-condicionado está limpa e seca
*A bandeja externa na geladeira está limpa e seca
*Pratinhos de floreiras de varandas com terra até a borda
*Parador de filtro de parede limpo e seco

*Lembre-se que os ovos podem ficar aderidos às laterais internas dos recipientes ou ainda nas laterais externas dos vasos. Por isso, é necessário lavá-los com água e sabão, utilizando uma bucha. Mesmo ressecados, os ovos são perigosos. Eles sobrevivem até um ano em locais e, se nesse período entrarem em contato com a água, o ciclo evolutivo recomeça. Cuide da sua casa e aproveite as férias com a consciência tranquila!

Sábado da Faxina

Para chamar atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes aegypti, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue”. A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do mosquito.


FONTE

POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário