quinta-feira, 5 de maio de 2016

MORTE POR FEBRE AMARELA EM SÃO PAULO

Febre amarela causa morte no interior de SP

Morador de Bady Bassitt ficou internado por duas semanas; nas áreas rurais, doença é transmitida pelo mosquito haemagogus

iStock
Nas áreas urbanas, a febre amarela é transmitida 
pelo Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue

A Secretaria de Saúde de Bady Bassitt, no interior de São Paulo, confirmou nesta quarta-feira (4) a febre amarela como causa da morte de um homem de 38 anos. A vítima estava internada havia duas semanas no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Há suspeita de que a doença seja do tipo silvestre, já que no Brasil não há casos da febre amarela urbana desde a década de 1940.

Nas cidades, a febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Como a vítima frequentava áreas rurais, ela pode ter adquirido o tipo silvestre da doença, transmitido pelo mosquito haemagogus, que habita as matas.

A Secretaria de Saúde do Estado enviou agentes à região para percorrer áreas rurais em busca de identificar o transmissor. De acordo com a prefeitura de Bady Bassit, familiares informaram que a vítima costumava pescar em bairros rurais, entre eles a Mata dos Macacos, uma região mais remota.

O paciente havia sido internado em 26 de março com sintomas de dengue, que são parecidos com os da febre amarela. Apesar do tratamento, ele não se recuperou e morreu 12 dias depois, mas o resultado dos exames confirmando a doença só saiu nesta semana.

Novos exames foram solicitados para não restar dúvida sobre a causa da morte. De acordo com a coordenadora de Saúde de Bady Bassit, Elizabeth Mendes, a cidade está em alerta. O último caso de febre amarela silvestre na região foi registrado em 2008.



POR



FONTE
Resultado de imagem para LOGO DO IG


POSTADO POR
Resultado de imagem para BLOG NASERRA


Nenhum comentário:

Postar um comentário