sábado, 23 de julho de 2016

ZIKA VÍRUS PREOCUPA MAIS AINDA

Zika vírus é encontrado em esperma de francês 3 meses após infecção

Médicos encontraram o zika vírus em esperma de homem 93 dias após ele contrair a doença; vírus não foi encontrado em amostras de urina e sangue

Marcos Santos/Fotos Públicas
Zika vírus foi encontrado em esperma de homem
francês 93 dias após a infecção
Um artigo publicado nessa quinta-feira (21) na revista médica "The Lancet" confirmou que o zika vírus foi detectado no esperma de um francês 93 dias após ele ter tido os primeiros sintomas da infecção.

A nova descoberta é um recorde nos estudos sobre sobrevivência do zika vírus no corpo humano. A marca anterior era de 62 dias.

De acordo com o artigo, o homem foi contaminado após uma viagem à Tailândia no final de 2015. Na época, ele apresentou sintomas como fraqueza, dores musculares e conjuntivite, todos associados à doença. Além disso, o paciente sofria de câncer e isso o fez decidir congelar seu esperma. O sêmen armazenado foi analisado por um laboratório e testou positivo para a presença do vírus da zika.

Os médicos também testaram amostras de urina e sangue do paciente, mas não encontraram nenhum vestígio do vírus.

Apesar de não ser comum, a transmissão do zika vírus pode acontecer através de relações sexuais ou contato com sangue infectado. Por isso, órgãos como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) recomendam que homens infectados não façam sexo sem proteção por pelo menos seis meses após a infecção.

De acordo com estatísticas do CDC, pelo menos 14 pessoas foram infectadas com zika vírus nos Estados Unidos até o último dia 13 através de relações sexuais.

"As recomendações dos CDC devem ser regularmente atualizadas para levar em conta a evolução da pesquisa científica sobre o zika, especialmente à luz dessa descoberta, que mostra que o vírus pode permanecer no esperma durante vários meses", sugere o artigo da "The Lancet".

Microcefalia

A microcefalia é uma das consequências mais graves do zika vírus. Só no Brasil foram registrados 1709 casos da doença, sendo 22 deles apenas na última semana. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda há mais 3,1 mil casos da doença sob análise. O País ainda registrou 165.932 casos de infecção por zika em 2016.

Os sintomas mais frequentes do zika vírus são erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Em 80% dos casos, a infecção passa despercebida, e raramente é mortal.



VIA
Resultado de imagem para logo do ig


POSTADO POR
Resultado de imagem para LOGO DO BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário