quinta-feira, 6 de outubro de 2016

FIQUE POR DENTRO

Anti-inflamatórios são inimigos do tratamento ortodôntico

Como a movimentação dentária é uma espécie de inflamação no osso do dente, esse tipo de remédio torna o processo mais lento

É comum associarmos a palavra medicamentos com a cura de várias doenças, certo? Mas nem sempre é assim. Às vezes um remédio usado para uma causa específica pode atrapalhar outros tratamentos. É o que acontece com o aparelho ortodôntico. Existem alguns tipos de drogas que não colaboram com a busca pelo sorriso perfeito.

Alguns dos anti-inflamatórios mais usados pelas pessoas e que estão nesta lista de inimigos do tratamento ortodôntico são: a aspirina, o piroxicam (ex: Feldene), o ibuprofeno (ex: Advil), diclofenaco (ex: Cataflan) e celecoxib (ex: Celebra)Foto: Robert Kneschke / Shutterstock

Quando o aparelho faz pressão sobre um dente ele está, na verdade, causando uma reação de inflamação naquela região. “É a inflamação que induz o osso ao redor do dente a se remodelar para possibilitar a movimentação dentária. No caso da ortodontia, a inflamação controlada não é ruim, é necessária”, diz Alexandre da Veiga Jardim, cirurgião-dentista especializado em ortodontia em Goiânia e autor do blog Ortodontia Descomplicada.

Por isso, quando você toma um anti-inflamatório para um problema muscular, por exemplo, você pode, indiretamente, estar prejudicando seu tratamento ortodôntico. “Alguns medicamentos podem afetar a movimentação ortodôntica, pois atuam diretamente na inflamação”, diz o especialista.

“Inimigos” 

Segundo Alexandre, alguns dos anti-inflamatórios mais usados pelas pessoas e que estão nesta lista de "inimigos" do tratamento ortodôntico são: a aspirina, o piroxicam (ex: Feldene), o ibuprofeno (ex: Advil), diclofenaco (ex: Cataflan) e celecoxib (ex: Celebra).

“Esses medicamentos atuam diretamente sobre o mecanismo da inflamação, inibindo-a, e isso pode tornar a movimentação ortodôntica mais lenta. No entanto, não sabemos o quanto, pois a maioria dos estudos ocorre em animais, o que torna difícil uma resposta precisa em humanos”, diz o especialista.

Um medicamento que supostamente não atua sobre a movimentação dentária é o paracetamol. “Porém, todo paciente deve consultar seu ortodontista antes de se automedicar. O paracetamol têm efeitos sobre o fígado que não devem ser ignorados”, diz Alexandre.

Como lidar com a dor? 

Mas, se os anti-inflamatórios não são indicados para quem está fazendo tratamento ortodôntico, como é possível lidar com a dor durante os primeiros dias de aparelho?

Alexandre garante que existem outras opções. “Existem estudos que mostram que o chiclete pode ter um efeito de alívio da dor em alguns pacientes, mas é importante que ele seja adoçado com xilitol para evitar cáries. Outras pesquisas mostram que a Laserterapia pode ter algum efeito analgésico sobre os dentes sujeitos a forças ortodônticas”, diz o dentista.

Força demais também não! 

Um efeito curioso é o dos corticoides que acabam acelerando a movimentação dentária. Mas engana-se quem acha que isso é uma coisa boa. Esse tipo de remédio também não é recomendado pelos dentistas.

“Apesar de se movimentarem mais rápido, esses dentes sofreram mais recidiva, ou seja, eles voltaram com mais facilidade à posição inicial. É o caso do “o que vem fácil, vai fácil”, sabe?”, diz Alexandre.

Continuem com seus remédios 

Apesar de todos esses relatos acima, o dentista faz questão de deixar claro que ele não recomenda a interrupção de uma medicação já prescrita para um problema existente.

“O tratamento ortodôntico jamais deve ser motivo para que um paciente pare uma intervenção médica que está sendo realizada. É importante apenas que ele informe ao seu ortodontista sobre esse outro tratamento de saúde para que o profissional possa avaliar se isso vai ou não influenciar na terapia ortodôntica”, diz Alexandre.


FONTE
Resultado de imagem para logo do canal terra



POSTADO POR
Resultado de imagem para LOGO DO BLOG NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário