sábado, 5 de novembro de 2016

ENEM 2016

Mais de 8,4 milhões de estudantes estão inscritos para realizar as provas do Exame Nacional do 

Ensino Médio (Enem) que começa neste sábado (5).

LOCAL DE PROVAS

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até as 13h desta sexta-feira (4), 18% dos candidatos inscritos ainda não haviam acessado o sistema para ver o cartão de confirmação das provas e, portanto, ainda não sabiam onde deverão fazer as provas.

Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para ver os dados. 

Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso nesta página, usando seu CPF, sua data de nascimento e outros dados pessoais, como o nome da mãe e o município de residência indicado no formulário de inscrição. 


O cartão de confirmação do Enem traz o endereço 
em que cada candidato fará as provas 
(Foto: Reprodução)

O QUE LEVAR

O edital do Enem permite que os participantes levem comida e bebida para a sala de provas. É possível que o candidato leve garrafa d'água e lanches leves. O candidato pode levar potes de comida transparentes.

Veja se você está com tudo pronto para as provas na lista abaixo: 

- Pode levar bebidas e comidas. 

- Não pode ir de boné e/ou de óculos escuros. 

- Não pode levar smartphones e tablets. 

- Na folha de respostas, só use caneta transparente preta. 

- Leve RG original. 

- Não é obrigatório imprimir cartão de confirmação, mas o Inep recomenda levar cartão impresso, para ver detalhes sobre local de provas. 

COBERTURA DO G1

O G1 preparou uma cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo real trará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.

Programa ao vivo Após o fim das provas, no sábado e no domingo, o G1 dará início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Sistema de Ensino COC. Direto do estúdio do G1 em São Paulo, eles comentarão os níveis de dificuldade das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação. 

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1

Resolução das questões O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do COC. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (9). 

Estúdio no G1 preparado para a resolução comentada 
das provas do Enem 2016 
(Foto: G1)

PROVAS DO SÁBADO

Após uma semana de incertezas que foram parar até na Justiça Federal, os mais de 8,4 milhões de candidatos terão que responder, neste sábado a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h fecham às 13h no horário de Brasília (veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões em cada estado), e as provas terão início às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.

Veja, no vídeo abaixo, dicas do professor Alexandre Takata, do Cursinho Maximize, para otimizar o uso do tempo da prova: 




Os candidatos só poderão fazer a prova usando caneta transparente na cor preta, e precisam de um documento oficial com foto. Veja essa e outras regras no checklist do Enem

Os portões do Enem fecham às 13h de Brasília. Para evitar perder a prova por causa dos fusos horários do Brasil. Veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões no seu estado: 


FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 13H (HORA LOCAL):
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo


FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 12H (HORA LOCAL):
Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso*
Mato Grosso do Sul*
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins

*Atenção: como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já estão uma hora atrás do Distrito Federal, esses estados continuam com a diferença do fuso horário. Lá, portanto, o horário local de fechamento dos portões do Enem é 12h. 

FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 11H (HORA LOCAL):
Amazonas
Rondônia
Roraima


FECHAMENTO DOS PORTÕES ÀS 10H (HORA LOCAL):
Acre




ADIAMENTOS

O Enem 2016 foi marcado pelo adiamento das provas para pelo menos 2,79% dos candidatos. Esses estudantes fariam as provas neste fim de semana, mas, por causa de protestos contrários à medida provisória que reforma o ensino médio e à PEC do teto de gastos públicos, os locais de prova estavam ocupados por estudantes.

Na sexta-feira, o MEC anunciou que 364 locais tiveram o Enem adiado para 3 e 4 de dezembro: 240 mil candidatos foram afetados por essa mudança. Veja a lista de locais de prova adiados

O ministro da Educação, Mendonça Filho, já avisou que o número pode aumentar durante o fim de semana, caso outros locais de prova sejam alvo de ocupações estudantis. Porém, todos os anos o Inep conta com imprevistos que podem afetar a realização das provas e, por isso, os estudantes que por algum motivo externo não consigam fazer o Enem neste fim de semana terão a chance de fazer a prova em dezembro. Relembre outros casos em que o Enem foi adiado para parte dos candidatos. 

ENEM EM NÚMEROS

Neste ano, mais de 8,6 milhões de pessoas se inscreveram para o Enem. Veja abaixo os principais números do exame do MEC.

Entenda o tamanho do Enem 2016 e os perfis dos candidatos 
(Foto: Editoria de Arte/G1)


FONTE
Resultado de imagem para logo do g1


POSTADO POR
Resultado de imagem para NASERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário